10 de outubro de 2024

China busca aliviar seca e cortes de energia durante onda de calor


A energia hidrelétrica representa cerca de 80% da capacidade de energia de Sichuan, mas a diminuição dos fluxos de água no Yangtze e seus afluentes levou a uma luta para atender à crescente demanda por ar condicionado, pois as temperaturas subiram para mais de 40 graus.

A seca em toda a bacia do Rio Yangtze também está “afetando negativamente” a água potável para a população rural e o gado, bem como o crescimento das plantações, disse o Ministério de Recursos Hídricos em nota.

A pasta pediu às regiões atingidas pela seca planos para manter o abastecimento com medidas como transferência temporária de água, desenvolvimento de novas fontes e extensão de redes de tubulação.

Para aumentar o fornecimento, a barragem do Três Gargantas, maior projeto hidrelétrico da China, aumentará as descargas de água em 500 milhões de metros cúbicos nos próximos dez dias. Os fluxos de água nesta semana foram cerca de metade dos registrados um ano antes.

A província central de Hubei foi a última a anunciar um esforço para induzir chuvas, enviando aviões para disparar iodeto de prata químico nas nuvens. Outras regiões do Yangtze também lançaram programas de “semeadura de nuvens”.

A onda de calor na China durou 64 dias, tornando-se a mais longa desde que os registros completos começaram em 1961, disse a mídia estatal, citando dados do Centro Nacional do Clima.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *