27 de maio de 2024

Governo Presente: SES-AM realiza mutirão de exames, procedimentos e consultas especializadas em Iranduba

Também é realizada a intensificação da vacinação contra a Covid-19, Influenza e Tríplice Viral no município, além da carreta da mulher e o ‘Vampirão’ do Hemoam

https://www.instagram.com/reel/CeYy4BPADqZ/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), leva atendimento especializado em saúde à população de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) nesta sexta-feira (03/06), em mais uma edição do programa ‘Governo Presente’. Serão ofertadas consultas e procedimentos aos pacientes inseridos no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). O atendimento é realizado das 8h às 14h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Izabel Desterro e Silva

Entre as especialidades, de acordo com as principais demandas do município, estão: clínico geral, ortopedia, urologia, dermatologia, pediatria, psiquiatria, infectologia, neurocirurgião (adulto e infantil) e cirurgia geral. Os pacientes terão acesso também ao serviço de oftalmologia com realização de exames e cirurgias na unidade hospitalar de Iranduba.

Segundo o secretário de estado de Saúde, com a intensificação realizada nesta sexta, a SES-AM espera zerar a fila de espera pelos procedimentos.

“As intensificações das ações de assistência no interior ocorrem por determinação do Governador Wilson Lima para garantir que todos tenham acesso à saúde, principalmente aos médicos especialistas que são tão demandados nos municípios”, afirma Dr Anoar.

Já a ‘Carreta da Mulher’ ofertará exames de ultrassonografia, coleta de preventivo e mamografia.

As equipes da SES-AM realizarão, ainda, o diagnóstico das demandas e necessidades da população do município para assistência em saúde.

Vampirão – O ônibus de coleta externa da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), conhecido como ‘Vampirão’ estará presente em Iranduba para reforçar o estoque do banco de sangue do Hemocentro. A doação de sangue é um procedimento seguro, rápido e não causa nenhum efeito colateral ao doador.

Para doar, é preciso: ter idade entre 16 e 69 anos; peso mínimo de pelo menos 50 kg; dormido pelo menos seis horas consecutivas nas últimas 24 horas; estar bem alimentado, evitar o consumo de alimentos gordurosos um dia antes da doação; apresentar documento de identidade original com foto emitido por um órgão oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Previdência Social); não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter fumado tabaco por no mínimo duas horas antes da doação; e não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas.

Serviços – A SES-AM irá também realizar atendimentos de aferição de pressão arterial, glicemia e IMC, orientação nutricional, orientação ginecológica e de educação física, por meio do projeto RespirAr. Entre os serviços de fisioterapia ofertamos estão quiropraxia, ventosaterapia e liberação miofacial (massagem).

Vacinação – Nesta sexta-feira (03/06) é realizada ação de suporte para ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19 em Iranduba, que apresenta baixa cobertura do ciclo vacinal primário (1ª e 2ª dose aplicada em pessoas com 5 anos ou mais) contra a infecção.

A cobertura do esquema vacinal primário contra a Covid-19 atualizada, na população contemplada (5 anos ou mais), em Iranduba (85%) encontra-se abaixo da meta do Ministério da Saúde que é de 90%.

Para intensificar as ações de vacinação, técnicos da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) irão atuar no suporte às atividades já realizadas nos municípios, fornecendo estratégias para fortalecer a cobertura vacinal, disponibilizando 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses de vacina contra a Covid-19; além da vacina pediátrica em menores de 12 anos.

Além disso, serão disponibilizados imunização para tríplice viral, Influenza juntamente com a testagem de HIV, Sífilis e Hepatites para a população dos municípios.

Cheia 2022 – O Governo do Amazonas destinou mais de 13,6 mil itens ao município de Iranduba para enfrentamento ao período de cheia dos rios, como medicamentos, insumos e EPIs. Entre os materiais dispensados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) estão seringas, máscaras, luvas, catéter, atadura, entre outros.

Foram liberados, ainda, frascos de hipoclorito para todos os municípios do Amazonas. A FVS-RCP informa que até o momento foram distribuídos 38 mil frascos para Iranduba.

Equipamentos – Será entregue, ainda, um monitor multiparamétrico para reforçar a rede assistencial no município. O equipamento, doado pela SES-AM será utilizado para equipar o centro cirúrgico da unidade hospitalar.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre AM 24h

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading