Homem é internado com rouquidão e descobre doença grave no coração
Paciente passou três meses com sintomas, e precisou passar por cirurgia
Nos Estados Unidos, um homem de 68 anos foi hospitalizado com rouquidão e dor de garganta que durava três meses, e descobriu que tinha, na verdade, uma doença séria no coração. O caso foi relatado na revista científica SAGE Open Medical Case Reports pelos médicos do MetroHealth Center, em Cleveland.
Segundo os profissionais de saúde, depois de exames de imagens, foi possível perceber que uma artéria danificada e inchada estava apertando a garganta do paciente, causando os sintomas. Ele foi diagnosticado com dissecção crônica da aorta — o vaso sanguíneo tinha um rasgo que causou inchaço, comprimindo o nervo responsável por controlar os músculos das cordas vocais.
Os médicos afirmam que, se não tivessem identificado o problema, o americano provavelmente morreria. “O presente caso ilustra a importância de incluir a dissecção da aorta no diagnostico diferencial de pacientes apresentando rouquidão”, escrevem os especialistas no artigo.
O paciente tinha um histórico intenso de problemas de saúde: ele já tinha sido diagnosticado com doença renal em estágio terminal, falência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares, doença arterial periférica, câncer de bexiga, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hepatite C, hipertensão, hiperparatireoidismo e gordura no fígado não associada ao álcool.
Ele precisou passar por uma cirurgia para reparo da artéria, mas sofreu uma úlcera no intestino que causou um sangramento — por isso, teve que receber transplante de sangue e ficou internado por 20 dias até ser liberado.
*Com informação Metrópoles