No início de 2024, Amazonas registra alta em casos de dengue e Covid-19
O início de 2024 está sendo marcado com o aumento extraordinário de casos de dengue e Covid-19. Dados do Ministério da Saúde apontam que o Amazonas está em sétimo lugar no ranking dos estados que mais tiveram aumento nos casos de dengue em 2024.
Ao todo, foi um aumento de 223%. Foram registrados 902 casos a mais se comparado ao mesmo período em 2023.
E não é só a dengue que vem assombrando os amazonenses, em janeiro o estado registrou um aumento de 100,92% nos casos de Covid-19, ao todo, de 7 de janeiro a 13 de janeiro de 2024 foram registrados 438 casos novos. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Os números assustam a população, ainda mais agora que o inverno amazônico está a todo vapor, tornando a dengue algo mais propicio.
Hospitais da rede pública do Amazonas estão cada dia mais lotados, várias pessoas buscam pelas unidades com os sintomas da dengue e de covid-19, mas o que vem geralmente encontrado são locais sem capacidade nenhuma de atender os pacientes.
Pessoas nos corredores dos hospitais passando mal, a falta de medicamentos, de médicos, de suprimentos básicos que são obrigatórios no atendimento à saúde estão em falta no AM.
O descaso da atual gestão com a saúde vem deixando todos a cada dia mais preocupados. Os casos de dengue e covid-19 aumentam constantemente e os representantes do estado não estão fazendo nada para não permitir que o caos na saúde pública seja instalado.
O Amazonas será pego despreparado de novo com uma nova onda de covid-19 e dengue? Fica o questionamento. Poder pública faça alguma coisa!