Título definitivo de moradia são entregues pelo Governo do Amazonas para 55 famílias do bairro Monte das Oliveiras, em Manaus

O sonho de moradia definitiva se tornou realidade para 55 famílias do bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, com a entrega de títulos de terra realizada nesta quinta-feira (21/07), pela Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (Sect).

Por meio do documento, o Governo do Estado leva dignidade para a população, promove segurança jurídica e possibilita, ainda, financiamentos públicos para melhoria da moradia ou empreendimento.

Para Maria Beatriz, 49, moradora há mais de 30 anos da rua Araçá da Praia, o título é resultado de muita luta.

“Eu me sinto muito alegre por ter esse documento em minhas mãos, foi uma luta de 32 anos por esse pedaço de terra e hoje eu estou aqui, com essa benção em minhas mãos”, celebrou.

A autônoma, que divide o espaço com suas três filhas e cinco netos, lembrou que, anos atrás, um primeiro título foi emitido, porém com erro de código. O processo burocrático se estendeu por anos e, agora, finalmente foi regularizado.

“No primeiro documento nós tivemos um erro e custou muito, eu nem acreditava mais que um dia ia receber esse título. Agora eu posso dizer, esse pedaço de terra é meu”, reforçou Maria.

Francilene Martins, 51, chegou na comunidade há aproximadamente 20 anos, acompanhada do marido e do filho, e também foi contemplada com o documento.

“Agora ninguém pode dizer que não é meu. Agora eu posso provar e ninguém vai poder tirar minha residência de mim”, comemorou a dona de casa.

Essa é a segunda etapa de entrega dos títulos de terra. No primeiro momento, outras 300 pessoas foram contempladas. A ação está sendo realizada na modalidade porta a porta, diretamente na casa do beneficiado, explicou o diretor-técnico do Departamento de Gestão Agrária e Fundiária da Sect, Igor Almeida.

“Hoje nós estamos entregando pessoalmente, de mão em mão, os títulos para os comunitários, os proprietários da residência, de forma que as pessoas não precisem se deslocar até a secretaria ou até uma escola. Um trabalho diferenciado que nós estamos executando”, observou o diretor-técnico.

Almeida também reforçou que equipes da secretaria estão atuando em outros bairros da cidade, a fim de promover a regularização fundiária para mais cidadãos.

“A Sect está fazendo um trabalho não só aqui, mas também em outras comunidades, em outros bairros. Nossos técnicos e vistoriadores estão passando nas residências para coletar documentos, analisar e fazer o trabalho topográfico. É importante que as pessoas recebam os nossos técnicos para começar o processo e, assim, alcançarmos mais pessoas”, concluiu Igor.

FONTE: DIA A DIA NOTICIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.