Transplante renal: Secretário de saúde, Anoar Samad recebe equipe do Hospital Albert Einstein
O secretário de saúde do Amazonas, o médico urologista, Anoar Samad recebeu nesta terça-feira, 25, no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz a visita da equipe do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Hospital Israelita Albert Eisntein para ajudar com todos os protocolos de saúde para realização do transplante renal. A previsão é para maio de 2023.
A partir de 2023, o Amazonas vai passar a realizar transplante renal, uma vitória para o povo Amazonense que agora, não precisará sair da sua terra para outro Estado em busca de um transplante de rins. Um sonho de muitos que será realizado daqui alguns meses.
Transplante Renal
O transplante de rim é considerado uma opção mais completa e efetiva para tratar pacientes portadores de doença renal crônica (DRC) em estágio avançado. O paciente recebe o novo rim mediante a doação de um órgão saudável, que será transplantado a fim de substituir o seu que não desempenha mais as funções necessárias. Como os rins sem função não são retirados (a menos que estejam causando infecções e outros danos à saúde), o receptor fica com três rins, porém, apenas o rim transplantado funciona normalmente.
O transplante é indicado quando é indicado quando o paciente sofre de doença renal crônica com insuficiência do órgão, está em diálise ou fase pré-dialítica ou quando o quadro é comprovadamente irreversível.
VEJA O VÍDEO