Vídeo: deputado ucraniano solta granadas em sessão e deixa mais de 25 feridos
O deputado distrital Serguei Bátrin, que detonou granadas em uma reunião matando ao menos uma pessoa na Ucrânia, tem 54 anos, faz parte do partido “Servo do Povo” (Sluga Narodu em ucraniano), o mesmo do presidente Volodymyr Zelensky, e é membro da Comissão de Ordem e Lei do País.
Nesta sexta-feira (15), ele entrou numa sala durante a reunião de conselho na Câmara da cidade de Keretsky, na região da Transcarpática, no oeste ucraniano e lançou três granadas de mão.
De acordo com a imprensa local, uma pessoa morreu e 26 pessoas ficaram feridas, seis delas em estado crítico. Bátrin também foi socorrido e levado ao hospital. A polícia da Ucrânia chegou a afirmar que ele teria morrido, mas a informação não foi confirmada oficialmente.
A motivação do crime está sendo investigada pela polícia. O caso foi encaminhado ao Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), pela suspeita de ser um possível ataque terrorista. Serguei Bátrin é investigado por uso ilegal de armas, munições ou explosivos, crime previsto no código penal ucraniano.