23 de julho de 2024

Conheça Viviane Lima pré-candidata à Deputada Federal

 Viviane Lima, amazonense, mãe de três meninas: Ana Victória (23 anos), Maria Luiza (20 anos) e Júlia Lima (16 anos), militante há 23 anos na causa da Pessoa com Deficiência (PcD) e casada com Carlos Júnior. 

Sua história como defensora da causa PcD começa quando se tornou mãe de duas adolescentes com diagnóstico de Microcefalia, e, em outubro de 2015, quando começou a acompanhar noticiários sobre a epidemia de microcefalia (descoberta no nordeste brasileiro)  pode externar toda a sua experiência de vida e de luta com suas filhas. 

A partir desse momento e com sua vivência sentiu uma enorme empatia com mães que têm filhos Pcds que enfrentam a dura realidade de se ter um filho com deficiência no Brasil, e assim, o que era para Viviane uma luta por suas filhas, passou a ser uma causa maior,  uma luta coletiva, pois hoje, são mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência e no Amazonas, aproximadamente, 1 milhão.
 
Viviane  é reconhecida a nível nacional e internacional como pioneira na criação de compartilhamento de experiências nas redes sociais, pois criou, em 4 de dezembro de 2015, o “Grupo Mães de Anjos Unidas”, o qual começou com 20 mães e hoje já são, aproximadamente, 3 mil mães em todo território Brasileiro, e em alguns países.

Por meio de seu trabalho, já participou como convidada em muitas audiências em prol da causa da Pessoa com Deficiência, no âmbito Municipal, Estadual e Federal, sempre defendendo a aplicabilidade da Lei 13.146 –  Lei Brasileira de Inclusão (LBI), e no ano de 2019, de janeiro a setembro, como Secretária de Estado da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência “extinta no dia 15.10.2019” – SEPED, também esteve em Brasília, em muitas agendas  voltadas ao tema.

Condecorada com as 3 medalhas de maior honraria do Estado do Amazonas, pelos serviços prestados à sociedade em especial ao segmento da Pessoa com Deficiência.

•Medalha Tiradentes – Polícia Militar do Amazonas
•Medalha Ruy Araújo – Assembleia Legislativa do Estado – Resolução nº 701
•Medalha Imperador D. Pedro II – Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas

Principais ações que participou:

•Dia 15 de junho, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A amazonense Viviane Lima foi convidada para compor a mesa e representar as mães de todo o Brasil. 

•Audiência Pública sobre Microcefalia, foi convidada para compor a mesa e representar as mães de todo o Brasil. 
Quarta-feira (31/05), 15h
Comissão Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Plenário 13, Anexo II da Câmara dos Deputados 

•Dia 27 de Setembro de 2017, na Câmara dos Deputados (Federal) em Brasília, foi aprovado pela comissão da Seguridade Social e Família o Projeto de lei de N° 7.429 de 2017, de Coautoria do Deputado Federal Áureo, do Solidariedade do Rio de Janeiro, que instituiu a  SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E TRATAMENTO DA MICROCEFALIA”, tendo como dia oficial 04 de dezembro a justificativa da data do autor do projeto de lei, e homenagear e eternizar a criação do Grupo MÃES DE ANJOS UNIDAS que iniciou com 20 mães no dia 04 de dezembro de 2015 e hoje passa a ser reconhecido como um Movimento com mais de 3 mil mães em todo Brasil, criado pela Amazonense, Viviane Lima que é mãe de duas adolescentes com microcefalia.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre AM 24h

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading