27 de maio de 2024

Hospital 28 de Agosto alcança 7,7 mil cirurgias de urgência e emergência

No período, a unidade hospitalar totalizou 7.743 cirurgias de urgência e emergência, a maioria proveniente de situações de acidentes, conforme números da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Destas cirurgias, 2.322 foram cirurgias gerais e 2.141 foram de ortopedia, atendendo onze especialidades diferentes.

Localizado na Av. Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, na zona sul de Manaus, o HPS é um dos quatro grandes hospitais da capital amazonense.

A diretora da unidade de saúde, enfermeira Júlia Marques, ressalta a importância do hospital para a rede de atendimento e explica o caráter dos procedimentos cirúrgicos realizados no HPS.

“O hospital 28 de agosto é o maior hospital do estado do Amazonas, nós temos mais de 380 leitos. Até o mês de agosto, nós já realizamos mais de 7.700 cirurgias, e o que são essas cirurgias? São cirurgias de urgência e emergência, não são as cirurgias eletivas. Os pacientes que adentram a unidade apresentam um quadro clínico mais estável, eles são encaminhados para as cirurgias nos hospitais de apoio, de retaguarda”, explicou a diretora.

Queimaduras


O hospital também realizou, no mesmo período, mais de 197 atendimentos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), em vítimas de queimaduras leves e graves, destas 70 necessitaram de procedimentos cirúrgicos.

Psicossocial


Outros números registrados pelo hospital foram os de atendimentos psicológico e assistência social. Através de sua equipe de psicólogos, o hospital realizou mais de 4 mil atendimentos individuais aos pacientes de urgência e emergência, além das tele e áudio visitas para pacientes internados.

Já os profissionais de assistência social realizaram mais de 23 mil atendimentos à acompanhantes, familiares e pacientes internados.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre AM 24h

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading