27 de maio de 2024

Oito novos casos da Varíola do Macaco são confirmados no Amazonas

Mais oito casos de varíola dos macacos foram confirmados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), informou na segunda-feira (26).

O órgão atualiza e monitora a situação epidemiológica da monkeypox no Amazonas. Os detalhes do documento estão disponíveis no site da Fundação, no endereço https://bit.ly/3BEwbgk.

Neste informe, há a inclusão de oito casos confirmados da doença. São 8 homens entre 22 a 30 anos, residentes em Manaus. Nenhum dos casos confirmados necessitou de internação e as pessoas seguem em isolamento domiciliar.

O atual cenário no Amazonas é de 283 notificações, sendo 97 confirmados, 117 descartados, 69 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença.

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de monkeypox.

Orientações de prevenção para a população

Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;

Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;

No caso do aparecimento de lesões características de monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;

Em casos suspeitos, ficar em isolamento até resultado laboratorial;

Em casos confirmados, manter isolamento até total cicatrização da lesão, evitando contato com outros indivíduos e, caso o contato seja necessário, cobrir as lesões utilizando roupas compridas e higienizar as mãos com frequência;

Medidas adicionais devem ser mantidas em casos suspeitos e confirmados, como a higiene das mãos com frequência, não compartilhamento de alimentos, talheres, roupas, roupas de cama, toalhas, e outros objetos, que devem também ser manipulados com cuidado, sem contato direto com as mãos ou com o corpo.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre AM 24h

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading