26 de maio de 2024

Pix Garantido: novidade promete atacar cartões de crédito e aumentar uso do Pix

A plataforma Pix, lançada pelo Banco Central em 2020 e popularizada nos últimos anos, completou seus objetivos de forma rápida e impressionante: atualmente, o Pix já é mais utilizado que os boletos pelos consumidores do Brasil, e substituiu diversas fintechs e soluções inconvenientes como transferências DOC e TED no cotidiano. De fato, muitos brasileiros relatam sequer andar com cartão de débito ou dinheiro na carteira, apelando para o Pix como solução perfeita para qualquer ocasião.

Embora o sistema tenha recebido sua parcela de controvérsias e ameaças, como as tentativas de lobbying político para desligá-lo, acréscimo de taxas, golpes envolvendo clonagem ou assaltos, e até uso para stalking e cyberbullying usando as chaves Pix e comentários, tudo isso é relativamente pequeno comparado às vantagens do sistema, e formas de prevenção são disponibilizadas por empresas como a ExpressVPN. A verdade é que o Pix já é uma força impossível de ser parada no Brasil, e diversos outros países começam a implementar suas próprias versões do sistema.

É por isso que qualquer novidade no Pix recebe imediata atenção do público, e tem o potencial de abalar diversos segmentos do mercado financeiro. Esse parece ser o caso do Pix Garantido, serviço que será implementado ainda este ano de acordo com o Banco Central. Confira.

Pix Garantido promete atacar cartões de crédito
Os cartões de crédito são um marco das economias modernas e atualmente a modalidade mais comum no Brasil, oferecendo flexibilidade e organização financeira mas, em muitos casos, levando famílias à ruína graças aos juros abusivos, contratos perigosos e parcelamento descontrolado. Embora fintechs como o NuBank e Inter ofereçam cartões com aplicativos inteligentes, sem anuidades e outras ferramentas de conveniência, o cartão de crédito continua possuindo os mesmos empecilhos e, em geral, taxas para utilização da maquininha, juros por atrasos, e complicações para obtenção de limite.

O Pix Garantido é uma nova proposta que promete preencher o espaço do parcelamento, muito utilizado no Brasil, de forma mais inteligente e benéfica para todas as partes. De forma clara e direta: o Pix Garantido irá permitir o parcelamento de compras sem que o comprador possua saldo em sua conta, essencialmente desempenhando a mesma função do cartão – mas sem operadoras como Visa ou MasterCard, empresas de maquininhas, aplicativos intermediários ou juros abusivos.

Como o Pix Garantido vai funcionar?
O Pix Garantido funcionará de forma simples: ao realizar o parcelamento no Pix, o comprador poderá escolher as datas quando cada parcela será cobrada. Assim, no dia de pagamento, basta possuir o valor da parcela em conta – sem necessidade de possuir todo o dinheiro que seria cobrado à vista.

Caso o dinheiro não esteja disponível no dia de pagamento da parcela, o banco cobrirá o pagamento sem prejuízos ao recebedor do dinheiro, e o valor devido será negociado com o cliente pelos mesmos mecanismos já presentes em contas correntes como o cheque especial.

Um ponto extremamente importante dessa novidade é a possibilidade de redução de custos para pequenos empresários e lojistas que, atualmente, pagam taxas exorbitantes a cada transação (ou mensalmente) para utilizar plataformas de pagamentos como PicPay e Mercado Pago, além das máquinas que fazem a leitura do cartão. Com o Pix Garantido, o lojista pode vender um produto na modalidade parcelada, extremamente atrativa para o consumidor, sem precisar arcar com os custos adicionais dos intermediários do cartão de crédito. Já para o consumidor, o Pix Garantido promete maior estabilidade e agilidade, além de crédito mais seguro com menos taxas de juros, anuidades, necessidade de uso de um cartão físico, entre outros empecilhos do crédito tradicional.

Ainda não há previsão oficial de lançamento do Pix Garantido, embora a proposta seja a disponibilidade ainda durante o ano de 2022. Resta observarmos como a novidade irá transformar as transações no Brasil, assim como a chegada do próprio Pix nos últimos dois anos.

Fonte: D24am

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre AM 24h

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading