26 de maio de 2024

Prefeitura de Manaus realiza oficina formativa sobre o recurso tecnológico GameAlfa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 18/8, a oficina formativa sobre o recurso tecnológico GameAlfa, destinado a 90 professores alfabetizadores das Divisões Distritais Zonais (DDZ) Centro-Sul, Norte, Leste 2 e Rural. O objetivo é potencializar o processo de aprendizagem das crianças em fase de alfabetização da rede municipal, com a utilização da tecnologia que foi idealizada e desenvolvida por Austônio Queiroz, gestor da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE).

A programação foi realizada em um dos laboratórios da GTE, localizado no conjunto Vila Amazonas, nos turnos matutino e vespertino. O recurso é um game educacional de ação, criado para auxiliar a alfabetização por meio de atividades que visam o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica. Possui portabilidade para diferentes sistemas operacionais com versões para computadores e dispositivos portáteis.

De acordo com Austônio Queiroz, a ideia surgiu para auxiliar os educadores no trabalho que é realizado com os alunos. “A importância desse trabalho é que vai ao encontro dos anseios dos seus usuários, ou seja, crianças em processo de alfabetização e que são nativos digitais”, contou.

Para a professora Sonia Regina Simões, da escola municipal Ouvidor Sampaio, na AM-010, quilômetro 42, zona rodoviária, o recurso é mais uma ferramenta pedagógica, que chega para ajudar os educadores em sala de aula.

“Quando chegarmos na sala de aula, vamos colocar em prática para os nossos alunos e levar esses conhecimentos tecnológicos, que são de fundamental importância para a educação deles. Com certeza, isso vai nos ajudar na questão da alfabetização, da leitura, do mundo virtual, porque as nossas crianças na zona rural têm pouco acesso”, disse.

Participando pela primeira vez da oficina, a professora Eliete Pessoas dos Santos, da escola municipal Francinete Rocha Brasil, bairro Nova Floresta, zona Leste, disse que sai do evento com boas informações, que serão úteis para seu trabalho pedagógico.

“Levarei daqui o conhecimento e vou aprimorar em sala de aula com os meus alunos, por exemplo em português e matemática. Eu tenho certeza que eles irão aprender a ler mais rápido. É uma ferramenta a mais para nós educadores, até porque a nossa escola já possui os equipamentos. Eles vão aprimorar esses conhecimentos, que vou passar e vão conhecer na escola”, citou.

Aproximadamente 60 professores de alfabetização das DDZs Sul, Oeste e Leste 2 também já participaram da oficina formativa sobre o recurso tecnológico GameAlfa, que foi realizada no último dia 4 de agosto, no GTE.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre AM 24h

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading