27 de maio de 2024


Prefeitura de Manaus recupera 430 metros de drenagem profunda no bairro Tancredo Neves

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza a substituição de uma rede de drenagem profunda, com 430 metros de extensão, na rua Geórgia, comunidade Novo Reino 1, na zona Leste da capital.

A obra é feita de forma emergencial. No local, onde há um igarapé, a antiga tubulação rompeu, provocando o alagamento de centenas de residências, principalmente em dias de chuva. O engenheiro Pio Silva, fiscal da obra, destacou que inicialmente foi realizada a limpeza do igarapé com a retirada de todo o lixo e, posteriormente, iniciaram os serviços de drenagem profunda, para na sequência ser feita a terraplanagem da área. A finalização dos serviços ocorrerá com a pavimentação asfáltica.

“Estamos implementando uma tubulação com 430 metros de extensão que vai melhorar consideravelmente o escoamento das águas. Com a obra, vamos eliminar os buracos na via, que possui um grande fluxo de veículos, com a colocação de um asfalto de qualidade. Seguimos sempre a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, para levar infraestrutura de qualidade a todas as zonas de Manaus”, ressaltou o engenheiro.

A ação é um dos diversos serviços de infraestrutura programados na cidade semanalmente, de acordo com a necessidade de cada bairro.

“Nossas equipes estão sempre empenhadas em minimizar, ao máximo, os problemas em todos os bairros de Manaus. Especialmente nessas obras de drenagem profunda, os servidores da Seminf recuperam as tubulações em concreto, que estavam desgastadas pela ação do tempo e por falta de manutenção periódica. A partir dessas obras, as águas pluviais vão correr naturalmente nessas tubulações, evitando alagamentos”, concluiu.

Em torno de 600 famílias serão beneficiadas com a obra, entre elas a do industriário Ilquias Matos, 45, que mora há 15 anos na comunidade Novo Reino 1.

“Vai mudar tudo. Agora vamos poder pedir um Uber para chegar na nossa porta. Eu que tenho moto, tinha que deixar na casa do vizinho porque não tinha acesso à minha casa, não tinha rua, era tudo sempre alagado. Graças a Deus agora essa infraestrutura chega até nós. Vai dar para chamar ambulância, ter acesso ao caminhão de lixo, tudo vai ser mais fácil, com certeza”, afirmou o morador.

A dona de casa Mirla Gomes também agradeceu ao ver a mudança na rua onde mora há mais de 20 anos. “A nossa rua agora vai ficar belíssima, e a gente já espera por isso há muito tempo. Já moro aqui há mais de 20 anos e isso aqui era bem pior do que está. Graças a Deus, agradeço muito ao prefeito David Almeida e todos que se juntaram em prol desse benefício para nós. Eu só tenho muito a agradecer, porque finalmente nós vamos ter a nossa rua concluída. É algo que a gente esperava há muito tempo, nós lutamos, corremos atrás e graças a Deus a gente conseguiu”, relatou a moradora.

No local, uma equipe com 12 servidores atua de forma emergencial, utilizando máquinas escavadeiras, retroescavadeiras e caçambas. Após a implementação da nova rede de drenagem, serão realizados os serviços de recomposição de calçadas e sarjetas.

As obras de implantação e recuperação de drenagens profundas realizadas pela Prefeitura de Manaus têm avançado na capital amazonense. Os trabalhos visam levar cada dia mais melhorias aos bairros que, principalmente em períodos de fortes chuvas, sofrem bastante com a falta de manutenção nas redes que escoam as águas pluviais.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre AM 24h

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading