23 de julho de 2024

SES-AM implementa Plano de Contingência para garantir abastecimento de medicamentos no feriado da Pátria

Secretário de Saúde visita a Central de Medicamentos do Amazonas, que tem cerca de 1.100 itens, entre insumos farmacológicos, hospitalares e de nutrição

O secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Anoar Samad, visitou a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), nesta quarta-feira (07/09), onde verificou o Plano de Contingência, que tem por objetivo garantir que a rede possua o abastecimento de medicamentos nos atendimentos de urgências e emergências, durante o feriado da independência do Brasil (7/08). A Cema integra a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e trabalha com cerca de 1.100 itens, entre insumos farmacológicos, hospitalares e de nutrição.

O secretário explica que o Plano de Contingência é uma estratégia que visa melhorar o atendimento aos pacientes que entram nas unidades por meio da urgência e emergência, para isso, a visita na Cema visa verificar e fortalecer a logística de abastecimento de medicamentos e produtos hospitalares para a rede estadual de saúde.

“Nós disparamos um plano de contingência na véspera do feriado de 5 e 7 de setembro, que envolvia tanto a rede de assistência, quanto, também, o abastecimento. Estivemos nas unidades de urgência e hoje estamos aqui, neste feriado de 7 de setembro, na Cema, toda equipe está aqui em regime de plantão, trabalhando para que não falte nenhum medicamento, não falte nada na rede de assistência”, disse Anoar Samad.

O Plano de Contingência das unidades de saúde foi elaborado para abastecer e manter o funcionamento dos hospitais, assim diminuindo a superlotação nas portas de entrada das urgências e emergências. Além dos atendimentos nos Prontos-socorros, como 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo, a SES-AM estruturou que hospitais gerais, possuam leitos de retaguarda, que servem de transferência para reduzir a lotação de pacientes que têm condições de serem conduzidos dentro da rede de saúde.

FOTOS: Divulgação/SES-AM

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): comunicacao@saude.am.gov.br e Daniele Oliveira (92) 98187-6517.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre AM 24h

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading