Museu da Cidade de Manaus recebe exposição sustentável do artista carioca Alfredo Borred
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com apoio do Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos, inicia, nesta terça-feira, 19/7, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na rua Gabriel Salgado, no Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus, a exposição fotográfica do artista Alfredo Borret, carioca considerado um dos expoentes na produção de peças artesanais confeccionadas com tampas metálicas de garrafa e bolachas de chopp. A exposição segue até o dia 18/8, aberta ao público e com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h20, com agendamento prévio pelo e-mail: museu.manaus@gmail.com.
A exposição é o pontapé inicial do projeto “Reciclarte”, que vai criar um Núcleo de Design e Inovação em Reciclagem, na capital amazonense, especialmente para atender jovens entre 18 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do núcleo é ensinar a esses jovens como é possível transformar resíduos recicláveis em arte e, por meio dessa prática, gerar mais renda para a comunidade. O projeto Reciclarte é patrocinado pela multinacional Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp e Consul.
O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, afirmou que a iniciativa mostra como transformar lixo em arte e renda, além de estimular o público a conhecer os espaços culturais da Prefeitura de Manaus. Oliveira ainda explica que a partir do 22/7 serão oferecidas vagas para o workshop de Produção Cultural e Empreendedorismo e para oficinas de Artes Plásticas.
“Vamos iniciar mais um grande projeto em parceria com essa multinacional. A exposição conta com 15 painéis fotográficos, com as técnicas utilizadas de reciclagem do artista e aborda a importância da sustentabilidade no Brasil. Vamos levar a consciência ambiental por meio da arte. Além disso, em Manaus, o projeto irá disponibilizar 50 vagas para o Workshop de Produção Cultural e cem vagas para as oficinas de Artes Plásticas e Workshop sobre Empreendedorismo, que serão oferecidas para jovens entre 18 e 21 anos”, ressaltou.
“Vamos levar conhecimento sobre reciclagem, design de objetos e a criação de arte, a partir de materiais recicláveis. Essas práticas são capazes de promover mudanças duradouras e profundas. Essa tem sido nossa missão há 20 anos, que é proporcionar mudança por meio do conhecimento”, disse a diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.
Apaixonado pelo Rio de Janeiro, Borret observou que, por ser uma cidade turística, havia um volume muito grande de tampas metálicas sendo descartadas de forma incorreta na natureza. Assim, elaborou uma forma criativa e rentável para minimizar o problema e passou a recolher esse lixo e produzir broches, chaveiros, imãs de geladeira e até quadros. Para conhecer o projeto, acesse @ecotampas no Instagram.
“Já retirei mais de 10 toneladas de tampinhas das ruas. Por intermédio da minha iniciativa, desperto um novo olhar para os microlixos, em especial as tampinhas de metal. Meu objetivo é chamar a atenção das empresas fabricantes de bebidas, multiplicar essa atitude e deixar esse legado”, disse Borret.
Além da exposição, o projeto é composto por quatro oficinas presenciais de artes plásticas com duas horas de duração sobre “Reciclagem e produção artística com materiais recicláveis”. Também serão oferecidos workshops digitais sobre “Produção Cultural” e “Empreendedorismo”. O objetivo é fechar todo o ciclo da cadeia produtiva, desde o conhecimento sobre reciclagem, design de objetos, conscientização sobre logística reversa até o processo de comercialização e geração de renda. Durante as oficinas, serão utilizados materiais como caneta 3D, flocos de plástico, papel machê e tampinhas de garrafa PET. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no site https://www.ntics.com.br/reciclarte2/.
Reforçando o compromisso da Whirlpool Corporation com práticas cada vez mais sustentáveis e alinhadas à agenda ESG, as oficinas darão especial atenção ao descarte correto de resíduos.
“Como sociedade, precisamos avançar quando o assunto é reciclagem, e as empresas têm um papel fundamental nessa virada de chave. Na Whirlpool, temos orgulho de contribuir para um presente e futuro melhores com ações práticas, como, desde 2015, zerar o envio de resíduos para aterro em todas as fábricas no Brasil. Do ponto de vista de conscientização e como levar o tema para as comunidades, apoiar iniciativas como esta nos enche de orgulho. A arte sustentável, além de expressão artística e fonte de renda, ajuda na preservação do meio ambiente”, explica o diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool para a América Latina, Douglas Reis.
Sustentabilidade e cultura
A Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas é uma produtora, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil. A NTICS Projetos, em 2022, está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável por meio de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa, há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, desde então, tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade, quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.
Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2021, a empresa reportou aproximadamente US$ 22 bilhões em vendas anuais, 69 mil funcionários e 54 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.
*Publicado em – https://bit.ly/3yRGkVs
*Texto* – Keize Pedrosa / Manauscult com informações da assessoria NTICS Projetos
Foto – Divulgação / Manauscult